segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Um novo fulgor para a imprensa de moda

 



Foi nos Estados Unidos, e mais tarde em Inglaterra, que surgiram dois títulos históricos, ainda hoje  referências absolutas nos mundos da Imprensa e da Moda. Falamos, naturalmente, da Harper’s Bazaar e da Vogue. A primeira começou a publicar-se nos Estados Unidos em 1867 (primeiro como jornal, depois como revista mensal a partir de 1901), saindo a edição britânica em 1929. Os Estados Unidos seriam também a pátria original da Vogue, com o primeiro número (também em formato de jornal) a sair em 1892, seguindo-se, em 1916, a Vogue UK e em 1920 a Vogue Paris. Curiosamente a quarta edição internacional da revista só apareceria em 1964, em Itália.
 
 
A longevidade do poder (talvez hoje mais forte do que nunca) destas duas publicações, qualquer uma delas com dezenas de edições internacionais em culturas tão diferentes como a India, a Rússia ou o Japão, explica-se em boa parte pelo impacto que ambas exercem quer no funcionamento da indústria da moda, quer no imaginário do público.
 
Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa.
 
 
 
 
 
 
Fotos: Hemeroteca Municipal de Lisboa

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